Friday, February 06, 2009

CENA 1

Tela Preta.

Vozes em off de várias pessoas falando ao mesmo tempo, sem que se possa distinguir palavras nitidamente até que uma delas se torna clara.

HOMEM 1 (O.S.):

Eu to caindo fora. É minha despedida. Precisa ser alguma coisa especial. É pra encerrar a carreira com chave de ouro.

Homem 2 (O.S.):

Você ta maluco, cara. É sério. Você perdeu a cabeça.


homem 1 (O.S.):

A idéia é boa. A idéia é muito boa. Você sabe que é.

MULHER (O.S.):

Ninguém se prestaria a uma coisa tão doentia.

homem 1 (O.S.):

Eles não saberiam de tudo. Eles não saberiam de quase nada, na verdade. E, de qualquer forma, gente que se presta a isso não é difícil de encontrar.

FADE IN:

INT. BAR - NOITE

O bar está cheio.

Quatro pessoas de aproximadamente 30 anos estão sentadas em uma mesa redonda. MARCOS, RICO, GORDO, e CAMILA. Todos permanecem quietos olhando para pontos aleatórios. Rico movimenta levemente a cabeça de forma negativa, Marcos estampa um sorriso ambicioso, Gordo permanece inexpressivo, e Camila deixa escapar um semblante de aprovação.   

MARCOS:

Eu sabia! Você gostou. Você adorou!

Marcos começa a rir de forma exagerada.


MARCOS:

Eu sabia que você ia gostar! É sensacional!

Camila sorri receosa.

RICO:

Eu ainda acho muito arriscado.

O homem gordo permanece quieto.

MARCOS:

Eu sei que é complicado, arriscado, perigoso e doentio, mas dá pra ser feito. É isso que eles querem, não é? Inovação? Criatividade? Não é, Camila?

A mulher fica quieta. Marcos começa a rir novamente.

MARCOS:

Você gostou! Eu sabia!

RICO:

Eu ainda acho que não vale.

MARCOS:

Por que não vale?

RICO:

Porque é permissivo demais, descontrolado demais. Pode morrer gente nesse programa.

Marcos ergue as sobrancelhas e o olha fixamente.

MARCOS:

A gente pode tentar controlar, mas se acontecer dá pra enconbrir! Não é problema.

RICO:

Isso não vai dar certo.

marcos:

E se desse?

Rico fica sem resposta.

MARCOS:

Ia ser foda, não ia?

Os quatro permanecem em silêncio.

MARCOS:

Ia, não ia?

Rico mexe a boca sem emitir sons.

CAMILA:

Eu concordo que pode dar merda e é bem complicado de ser feio, mas acho que vale arriscar.


MARCOS:

É isso! É nosso desafio, pessoal! É nossa grande chance. Seria o grande programa da Televisão dos últimos cinquenta anos!

RICO:

Vou dizer mais uma vez: e se morrer alguém? Vocês vão poder controlar isso?

MARCOS:

Não vai morrer ninguém, Rico. E mesmo que morresse...

GORDO:

(interrompendo)

Eu compraria essa idéia. Vamos levar na reunião amanhã.

RICO:

Mesmo que morresse o quê? Cê acha normal? Ia ser só mais um acidente, uma fatalidade? Não leva essa idéia, cara. Vai fuder com a gente. 

MARCOS:

Sabe por que você acha isso? Você é bundão, cara.

RICO:

Eu sou bundão? Você que é lunático.

MARCOS:

Se tem que fazer alguma coisa que precise botar a cara a tapa, você foge. É isso mesmo.

RICO:

Vão te cortar, Marcos! Ouve o que eu to te falando. Vão te cortar, cara! E vão levar a gente junto. Olha, Camila, olha bem. A gente tá entrando de sapo nessa história e vai se ferrar.

GORDO:

Cortar é o cacete, Rico. Pode levar que vai render. A idéia é boa, sim. Isso nunca foi feito antes, é totalmente maquiavélico e eu gosto pra caralho.

Marcos olha para Camila esperando uma posição.

CAMILA:

Eu acho que vale.

MARCOS:

São três votos, então. Vai ser isso mesmo, Rico. Vocês são minha equipe e vou precisar que a gente esteja unido. Essa porra vai dar certo!

RICO:

Eu ainda não sei, Marcos. Vocês estão sem noção da realidade. Se vazarem as informações sobre o seriado a gente pode... sei lá....

Marcos continua tranquilo.

MARCOS:

É entretenimento, Rico. Vale tudo. 

RICO:

Vale tudo, é?

MARCOS:

Vale tudo.


4 comments:

Anonymous said...

Ta foda. Sério, leva essa porra adiante

LB. said...

Fiquei Curiosa !!

Isadora Garcia said...

Também fiquei curiosa! Continue!

(Estou começando um novo blog. É o mesmo princípio do outro, só que aqui no Blogger. O endereço é: apoesianosconecta.blogspot.com)

Beijos

Caldereta das Idéias said...

Eu gostei. Tem cara de Rio de Janeiro anos 80.
Sei lá, veio na minha cabeça a imagem. hahaha

E o resto? A Babi que já leu?